sexta-feira, 28 de março de 2008

Esse é manual pra jornalista


A literatura e o jornalismo são parentes. Mais especificamente mãe e filha. Pelo menos na minha visão. Porém o filho rebelde vai precisar "comer muita farinha" para se chegar nos pés de sua imortal mamãe. Por isso quando me perguntam qual o manual do jornalismo digo sem pestanejar: a literatura.

Um exemplo bem claro disso está num livro que acabei de ler. "Os Irmãos Karamazov" de Fiodor Dostoievsk é muito mais que um drama, é uma grande reportagem de uma sociedade estagnada na Rússia do século XIX. Por trás de tudo um crime em família.

Fiodor Pavlovitch Karamazov é um homem boêmio. Causador da desordem e das orgias. Pode se esnconder por detrás de seu dinheiro (que é muito por sinal). Assim fez filhos, três assumidos, tratados ao Deus dará ganharam assim destinos distintos.

Ivã é o mais velho, arrogante e perspicaz vive às voltas com a família (apesar de "adular" seu pai por questões financeiras). Não mantém muitas relações com seus outros irmãos, principalmente Dimitri. Homem inteligente, é apaixonado por Catierina Ivanovna que retribui seu sentimento.

Dimitri é o grande rebelde. Assim como o pai adora a vida "do mundo", bebidas e mulheres são seu maior prazer. Foi noivo de Catierina e a humilhou, traindo e roubando seu dinheiro poe conmta de outra mulher, que lhe tira o juízo e faz com que cometa atos impensados: Gruchenka.

Aliéksei, o Aliócha, é o grande protagonista da história. Suas experiências praticamente estão expostas em todo o romance. É um monge. Tem como grande guia o religioso Zózima, homem muito sábio e de história comovente, já em seus últimos instantes de vida.

No meio dessas figuras tão distintas ocorre um assassinato. Tudo volta a crer que o "desmiolado" Dimitri tenha o cometido. Talvez. A partir daí uma rede de relacionamentos e acontecimentos intrigantes.

Outros acontecimentos paralelos também são o forte de Os Irmãos Karamazov. A história de Iliucha é muito comevente e abre espaço para discussão. Outro personagem que mereceria uma história só dele é o garoto Kolia e seu dom de ser "gente grande". Ele merece um texto próprio publicado aqui.

Mas, voltando ao que disse no início da matéria, ler Os Irmãos Karamazov traz um forte aspecto de descrição e narração de fatos, expressões emocionais e reações. Uma aula de jornalismo. Vale ressaltar que a obra é de 1879.

Nenhum comentário: