sábado, 29 de março de 2008

Não há mais espaço para a dengue no Rio

O que vem se passando no Estado do Rio de Janeiro nestas últimas semanas é meio que indescritível. Já pude presenciar negligência de órgão públicos, mas como na epidemia de dengue carioca é impossível.

A marca de infectados já passa dos 30 mil. Mortos já são 31, sem falar naqueles que faleceram apenas com a suspeita da endemia. Se formos comparar com a maior que já teve nesta país, a do Mato Grosso do Sul (62.419 casos) no ano passado. O resultado é assustador: o Rio é 8 vezes menor que o Mato Grosso do Sul, e já possui metade do número de vítimas. Ou seja, praticamente todos os fluminenses estão infectados.

Como bem expôs o médico e escritor Dráuzio Varela, conhecido também por trabalhos de conscientização sobre doenças tropicais na mídia, o mapa da dengue no Brasil é o mapa da falta de governantes dignos de comandar os destinos de seu povo. Foi assim no Mato Grosso do Sul, depois no Piauí e agora no Rio de Janeiro.

Importantes são atitudes que a justiça vem tomando, e como uma irmã mais velha vai pondo ordem nas crias rebeldes, como a liminar que saiu hoje obrigando o atendimento também às vítimas com suspeita do vírus. Se é que podemos imaginar a falta de atendimento a qualquer pessoa com essa doença traiçoeira.

Das autoridades executivas é bom não esperar muita coisa, pois o que vimos foram carros "fumacê" em perfeita ordem de estado parados e enferrujando. Atitudes como pedir ao Senhor do Bonfim que leve o mosquito pro Oceano Atlântico também é do feitio dessa gente (que o diga César Maia, parafraseando Copélia, "prefiro nem comentar"). Falta conhecimento e vontade por parte dessa laia.

Desejo toda a sorte do mundo ao povo do Rio!

2 comentários:

Jornalismo disse...

Parabéns pelo blog, cara. Muito bom o blog. Está adicionado no link do blog Icó É Notícia -

http://icoenoticia.blogspot.com

Samuel Dias disse...

Marlos, a dengue realmente encontrou abrigo no Rio e os cariocas tem que rezar todos os dias quando levantam para não serem contaminados. É uma vergonha mesmo. Uma cidade como já diz o bordão 'tão maravilhosa', ficar presa além da violência, agora da dengue.

Bom, by the way, olha, eu fiquei dias tentando descobrir quem havia comentado o meu texto de Éramos Seis no Celeiro. Eu não conhecia o seu blog e muito menos que se chamava ACTA. Perguntei até a minha prima Agda se não tinha sido ela quem tinha comentado. :D
Enfim, milagrosamente resolvi clicar no nome e fui parar na sua página do blog.
Parabéns pela iniciativa. O blog é um espaço muito legal pra expor as nossas idéias. E vc já chegou com todo gás. Vai em frente.

Abraço!!!