domingo, 9 de março de 2008

Obama, o rei do "caucus"


O candidato democrata Barack Obama venceu ontem (08) mais uma disputa direta do partido para se tornar o representante da chapa nas eleições americanas em novembro. Com 61% dos votos ele foi o vencedor da disputa no estado de Wyoming, deixando a senadora Hillary Clinton com 38% do eleitorado.

Existem duas formas de votação na escolha dos candidatos que irão disputar a "Casa Branca" nos Estados Unidos: as prévias, que é a forma como conhecemos a democracia aqui no Brasil, ou seja, o voto direto, e o "caucus", que é na verdade a reunião de grupos dentro do partido para escolher seu representante, quanto mais grupos tiver a seu favor o candidato se torna vencedor (elege maior número de delegados).

Desde de o início da escolha do candidato democrata só perdeu um "caucus", no estado de Nevada, o que mostra que o senador Barack está conquistando os grupos minoritários da sociedade americana. Um verdadeiro "show de bola" numa eleição tão complicada como a norte-americana.

Num quadro geral a disputa está da seguinte forma: Obama possui no momento cerca de 1.527 delegados contra cerca de 1.428 de Hillary. Lembrando que para se tornar candidato democrata são necessários 2.025 delegados.

Não há nada definido!

Terça-feira (11) acontecerá uma nova batalha entre os dois, nas prévias do estado de Mississipi.


Foto: (3.mar.2008/Eric Gay/AP)

Nenhum comentário: