domingo, 9 de março de 2008

Troféu Imprensa completa 50 anos ainda mais caduco

Agora a pouco se encerrou a 50ª edição do prêmio Troféu Imprensa, realizado pelo SBT. A premiação parte da escolha de profissionais que fazem a cobertura televisiva brasileira por meio de rádio, TV, jornais e revistas. Também foram anunciados os campeões do Troféu Internet de escolha do público. Esta edição homenageou o jornalista e criador do prêmio, Plácido Manaia Nunes (foto) que faleceu em 2007.
Comandado pelo animador Sílvio Santos já era imaginado o que se passaria na gravação. Reconhecimento por alguns, baboseiras ditas por outros. O Troféu Imprensa chegou aos 50 anos sem a credibilidade de antes, mas com a aprovação popular cada vez maior.
Os cantores premiados foram Ivete Sangalo e Daniel (ambos receberam os dois prêmios). O cantor sertanejo protagonizou o momento mais pitoresco da premiação. Ele havia entrado no palco para receber dois prêmios anteriores quando inesperadamente o apresentador anunciou a categoria de intérprete de 2007, e na presença do concorrente (que, vale salientar, não teve nenhum trabalho expressivo no ano passado) abriu a votação. Os jurados se sentiram na obrigação de dar a estatueta a Daniel. Coisas do Sílvio, ele pode!
A emissora campeã foi mais uma vez a TV Globo que teve onze premiados: Programa de Entrevistas, Altas Horas (Imprensa) e Programa do Jô (Internet); Jornalístico, Globo Repórter (Internet); Novela, Paraíso Tropical (Imprensa e Internet); Atriz, Camila Pitanga de Paraíso Tropical (Imprensa e Internet); Ator, Wagner Moura de Paraíso Tropical (Imprensa e Internet); Revelações, Gustavo Leão de Paraíso Tropical (Imprensa) e Íris Stefanelli participante do Big Brother Brasil 7 (Internet); Apresentador, Luciano Huck pelo Caldeirão do Huck (Imprensa e Internet); Apresentadores de Telejornal, Fátima Bernardes (Imprensa) e William Bonner (Internet) do Jornal Nacional e, por fim, Telejornal, Jornal da Globo (Imprensa) e Jornal Nacional (Imprensa e Internet). Outros indicados da Globo foram Estrelas (Programa de Entrevistas), Fantástico (Jornalístico), Duas Caras (Novela), Alessandra Negrini e Glória Pires (Atriz), Lázaro Ramos e Tony Ramos (Ator), Fausto Silva (Apresentador), Angélica por Vídeo Game (Apresentadora), Sítio do Picapau Amarelo e TV Xuxa (Programa Infantil) e Toma Lá, Dá Cá (Programa Humorístico). Parabéns ao “Toma Lá!”.
Jogando em casa, o SBT ficou com o segundo lugar na premiação: Hebe venceu como Apresentadora (Imprensa e Internet); Carlos Nascimento dividiu com Fátima Bernardes o prêmio de Apresentador de Telejornal (Imprensa) e o Bom Dia e Cia. Venceu como Programa Infantil (Imprensa e Internet).
A nova poderosa Rede Record conseguiu dois prêmios, Programa Jornalístico com Domingo Espetacular (Imprensa) e Vidas Opostas na categoria Novela (Imprensa), esta dividindo com Paraíso Tropical. Ainda concorreram a prêmios Márcio Garcia de O Melhor do Brasil (Apresentador), Jornal da Record (Telejornal), Eliana (Apresentadora) e Show do Tom (Programa Humorístico).
A Redetv! ganhou apenas uma estatueta. Lógico que foi a inigualável turma do Pânico na TV, mais uma vez eleita como a melhor produção humorística do ano (Imprensa e Internet).
Os últimos prêmios couberam aos grupos Babado Novo e NX Zero eleitos como melhores grupos musicais de 2007, recebendo o Troféu Imprensa e o Troféu Internet respectivamente.
Participaram ainda da festa no intuito de receber prêmios antigos Augusto Liberato, Carlos Magalhães (diretor do Sítio do Picapau Amarelo), Yudi e Priscila (apresentadores do Bom Dia e Companhia), o grupo musical Skank, Joelma e Chimbinha da Banda Calypso, Adriana Araújo (âncora do Jornal da Record), e a impressionante participação de estrelas do casting da TV Globo como Giulia Gam, Tony Ramos e Tarcísio Meira “encerrando a festa com chave de ouro!” como exprimiu exaltadamente o “Homem do Baú”.
Outro acontecimento importante do programa foi a exemplificação de ateísmo mostrada por Sílvio. Isso dá cabo a outra discussão.
O que podemos tirar de conclusão da qüinquagésima festa do Troféu Imprensa é que ele está a cada dia mais ultrapassado e cada vez mais ligado a mercado do que a qualidade. Também algo que se sobressai disso é a marcação com emissoras como é o caso da Globo, que poderia até ter sido mais premiada (se é que precisava!).
Para concluir vamos a frase do anfitrião para encerramento do Troféu: “Como está na moda, fiquem com Deus!”.

Um comentário:

Lara Paiva disse...

Trófeu Imprensa o clássico x D

bjs

http://www.squirrel.zip.net